Noticias – Cior
CIOR – ESCOLA DE REFERÊNCIA
Maio 25, 2021
De acordo com o Ranking das Escolas 2020 do EXPRESSO, a Escola Profissional CIOR é a 1ª Escola com Cursos Profissionais do concelho de V. N. de Famalicão e uma das melhores da região e do país.
Parabéns a toda a comunidade educativa!!
CIOR assinala Dia da Europa
Maio 3, 2021

A Escola Profissional CIOR vai colocar Europa na sua agenda no decorrer desta semana com uma série de iniciativas enquadradas no Dia da Europa, que se celebra no próximo domingo, dia 9 de maio.
Neste contexto estão previstos momentos de reflexão e de partilha sobre experiências e vivências registadas por alunos, professores, encarregados de educação, colaboradores e responsáveis da Escola sobre a “importância da Europa no projeto educativo e formativo da CIOR, relevando-se as virtudes dos processos e dinâmicas das mobilidades no âmbito do programa Erasmus+”, conforme referiu Paula Pereira, da direção da Escola.
Para além dos vários fluxos de mobilidade de alunos para a realização de estágios em empresas e organizações parceiras em vários países europeus, a CIOR assume-se também como entidade de acolhimento de alunos e professores que procuram a Escola e empresas famalicenses para efetuarem os seus estágios.
Assim, presentemente uma aluna a frequentar um curso técnico de vinificação no Instituto de Educação Secundário O Ribeiro, de Ourense, Espanha, encontra-se a frequentar um estágio de 11 semanas na Quinta Casal de Ventozela, em Mogege.
Por sua vez, vários alunos a frequentarem os cursos de Farmácia, Auxiliares de Enfermagem, Comércio Internacional, Instalações Elétricas e Soldadura do IES Tirant lo Blanc Gandia, da região de Valência, iniciaram este mês os seus estágios na Farmácia de Calendário, Farmácia Cameira Mais Plural, Gintágua, Senginor, Wingsys e Elétrica
Para este Instituto da região de Valência rumarão, no decorrer deste mês, 2 grupos de 8 alunos do curso de Auxiliar de Farmácia e do curso de Eletrónica e Instalações Elétricas da CIOR para uma mobilidade de 16 dias em contexto de escola.
Entretanto, desde o passado dia 13 de abril até dia 11 de junho, alunos do curso de Mecatrónica Automóvel encontram-se em Bilbao, Espanha, a realizarem estágios em oficinas da Volvo, Peugeot e Mitsubishi. Também em Berlim, na Alemanha, 7 alunos da turma finalista de Metalomecânica estão a realizar um estágio de longa duração de três meses.
Por fim, no início da próxima semana, a CIOR acolherá um grupo de 14 alunos e 2 professores do Liceu Tecnológico e Telecomunicações de Constança, Roménia, para a realização de um estágio de 4 semanas nas oficinas e laboratórios da Escola.

NO ÂMBITO DO PROGRAMA ECO-ESCOLAS
Abril 20, 2021

CIOR DÁ DESTINO CORRETO A GRANDE QUANTIDADE E VARIEDADE DE RESÍDUOS E EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS

Alunos da Escola Profissional CIOR participaram, no início deste mês, numa ação de encaminhamento de grande quantidade e variedade de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e de resíduos de pilhas e acumuladores, numa iniciativa enquadrada no projeto Geração Depositrão 20/21.

Esta iniciativa, programada e desenvolvida no projeto de turma de alunos que frequentam o Curso de Educação e Formação/Eletricista de Instalações, decorre no âmbito de uma parceria existente entre a ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos – e o Programa Eco Escolas.

Para Arcélio Sampaio, professor coordenador dos Cursos de Educação e Formação da CIOR, “este projeto, como boa prática ambiental, tem como grande objetivo informar, formar e consciencializar os jovens e, através destes, a população e as comunidades locais, sobre a importância do adequado destino a dar a este tipo de resíduos, causadores de gravíssimos problemas ambientais”.

Assim, e ainda segundo este responsável, este projeto, pela sua natureza e alcance, contribui significativamente para acabar com as lixeiras e montureiras espalhadas nas bermas de caminhos e vias de comunicação que atravessam áreas florestais, rurais e margens de rios como focos de forte contaminação dos solos e das águas.

O devido destino e tratamento deste tipo de resíduos permite a reciclagem e reutilização da maior parte dos seus diversos constituintes possibilitando, desta forma, uma correta gestão das matérias-primas e poupança de energia numa prática de sustentabilidade ambiental.

É de referir que a CIOR sempre teve presente, nas suas práticas, o princípio da responsabilidade social e ambiental, aspetos evidentes em várias atividades e iniciativas desenvolvidas ao longo dos anos, com destaque, entre outras, para o “ Hospital de Monstros”, que permite o arranjo, reutilização de equipamentos informáticos e eletrodomésticos posteriormente entregues a pessoas e famílias carenciadas, bem como na criação de vários tipos de protótipos amigos do ambiente e sustentabilidade energética das suas instalações e equipamentos.

CIOR Acreditação Aprovada
Fevereiro 25, 2021

A Escola Profissional Cior viu aprovada a Acreditação Erasmus KA1 – Ensino Profissional para o período de candidaturas 2021 a 2027.

Para garantir o ensino não presencial
Fevereiro 7, 2021

CIOR DESMANTELA NOVAMENTE SALAS DE INFORMÁTICA PARA DISTRIBUIR COMPUTADORES AOS SEUS ALUNOS MAIS CARENCIADOS

A Escola Profissional CIOR, de Vila Nova de Famalicão, procedeu ao desmantelamento de algumas salas de informática para distribuir os respetivos equipamentos informáticos pelos seus alunos mais carenciados.

À semelhança do ocorrido em março do ano passado, com a implementação nesta semana da modalidade de ensino à distância como “alternativa de recurso ao ensino presencial”, a CIOR, por uma “questão de consciência educativa, cívica e de responsabilidade social “seguiu mais uma vez o lema “Ninguém pode ficar para trás”, justificou, propósito, José Paiva, diretor pedagógico da Escola.

Para este responsável, apesar de reconhece que “nada pode substituir o ensino presencial, ato maior da dinâmica educativa e do processo de ensino e aprendizagem em termos vivências, metodologias, estratégias, avaliação e resultados” torna-se necessário, nesta situação de crise e de emergência, “reforçar práticas de inclusão e de solidariedade através de todos os meios ao nosso alcance”, pensando em todos, muito particularmente nos alunos mais desamparados e em situação de maior e vários tipos de vulnerabilidade.

Neste contexto de ensino à distância, a CIOR elaborou e distribuiu um manual de apoio pelos seus alunos e encarregados de educação contendo boas práticas, conselhos, normas e recomendações no sentido de aproveitar e potenciar este momento de ensino alternativo, centrado na sua maioria nas aulas teóricas.

Em todo este “complexo e desafiante processo logístico” a CIOR agradece o apoio da Câmara Municipal, facto traduzido na disponibilidade de conetividade à internet de alunos carenciados, registou José Paiva.

Alunos da CIOR continuam a realizar estágios Erasmus na europa
Janeiro 5, 2021

A Escola Profissional CIOR, de V.N. de Famalicão, organizou, durante o primeiro período do presente ano letivo, várias mobilidades de alunos no âmbito do programa Erasmus+, apesar dos grandes constrangimentos e condicionalismos derivados da situação de pandemia que se vive.
Com efeito, um total de 26 alunos que se encontram a frequentar o 11º e 12º anos dos cursos de animação sociocultural e de mecatrónica automóvel, de outubro a meados de dezembro, integraram 4 fluxos/mobilidades tendo como destino empresas e instituições de Malta, Itália e Alemanha onde efetuaram estágios/formação em contexto de trabalho e formação em contexto escolar.
Para os alunos, dadas as circunstâncias tratou-se de um “enorme desafio baseado na determinação, na vontade e no sentido de responsabilidade e disciplina individual e de grupo em vivenciar exigentes experiências ligadas à formação e ao mundo laboral em contextos socioculturais e linguísticos diferentes”, conforme assegurou Paula Pereira, da direção da CIOR.
A decisão da Escola em continuar com as mobilidades em contexto europeu, apesar das condições epidemiológicas, resultam de um programa existente e contratualizado com a Agência Nacional do programa Erasmus+, da vontade expressa dos alunos e do cumprimento escrupuloso das normas e recomendações da Direção Geral da Saúde e do Ministério da Educação.
Por outro lado, e ainda Paula Pereira, até ao momento “tudo tem sido possível com um esforço acrescido, em termos logísticos, de acompanhamento e de articulação, por parte do Gabinete de Projetos da escola e dos respetivos diretores de curso, com os alunos e com as entidades parceiras acolhedoras dos mesmos”.

Início das aulas no 3º Período - Ano Letivo 2020/21

Cursos CEF:

Aulas presenciais/Regresso à escola: dia 06.04.2021, de acordo com o horário

Cursos Profissionais:

Ensino à distância: dia 06.04.2021, de acordo com o horário

Aulas presenciais/Regresso à escola: dia 19.04.2021, de acordo com o horário