cior
///

Menu

App Android

A CIOR no teu smartphone ou tablet android.

Untitled Document

Notícias

:: CIOR::

Get Professional Skills in Europe - GPS III

CIOR RECONHECIDA COMO ESCOLA DE REFERÊNCIA PELA AGÊNCIA NACIONAL DO PROGRAMA ERASMUS+

 

“A CIOR é uma Escola de referência e exemplar a nível nacional pelas boas práticas desenvolvidas e disseminadas e reconhecida como tal com a devida certificação de qualidade Vet Mobility Charter”, afirmou Elda Dias, representante da Agência Nacional do Programa Erasmus+, no encerramento do Seminário de Disseminação Projeto GPS III – Get Profissional Skills – promovido e organizado pelo Gabinete de Projetos da CIOR, na passada terça feira.

Na abertura dos trabalhos, Amadeu Dinis, diretor da Escola, para alem de fazer uma breve análise retrospetiva dos projetos comunitários e sua importância e virtuosismo, vincou que “a CIOR procura desenvolver uma estratégia de internacionalização da Escola através de uma rede de parcerias em vários países da Europa, procurando sempre valor acrescentado para o processo formativo e capacitação de todos os intervenientes” acrescentando ainda que neste domínio “ o histórico fala por nós e os factos e os resultados alcançados comprovam que esta grande janela de oportunidades tem um efeito muito positivo nas aprendizagens, metodologias, desempenho, motivação e cultura organizacional da Escola”.

Por sua vez, José Paiva, diretor pedagógico da escola, centrou a sua intervenção na análise de diferentes sistemas educativos, recorrendo aos exemplos da Polónia e da Finlândia. Neste contexto, relevou que “ambos os sistemas, ressalvando as suas especificidades, apresentam currículos ajustados aos contextos e realidades regionais, baseiam-se no pragmatismo, na autonomia das escolas, na aquisição e desenvolvimento de competências e no trabalho de projeto”. 

Este seminário contou com a presença do Jorge Soares, da Associação das Escolas Profissionais, Marco Magalhães, da Divisão da Educação da Câmara Municipal, e de dezenas de representantes de escolas e organizações do município e da região.

NAS OFICINAS DA CIOR

CRIANÇAS REVELAM MENTES BRILHANTES

Alunos do curso de Eletrónica, Automação e Comando da Escola Profissional C IOR, em parceria com a LIPAC, Associação de Pais de Gavião e Marta Maia, dinamizaram, na passada quinta feira, 30 de junho, nas oficinas da Escola, um Workshop sobre Impressão 3D e Inteligência Artificial para um grupo de 27 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos. 

Segundo Pedro Veloso, diretor de curso, “os temas, por natureza complexos, foram ajustados às idades em questão mas, surpreendentemente, estas crianças realizaram as tarefas propostas com imensa naturalidade e quase sem dificuldade”, manifestando ainda, para este responsável “ muita destreza, imaginação e criatividade”. 

As 27 crianças e adolescentes levaram da Escola pendentes, imprimidos em 3D e desenhados no computador por eles próprios, e ainda fizeram uma competição com um Drone Inteligente que tinha como função seguir os elementos da equipa ao longo do trajeto da prova.

Grande Prémio Frei Gil

ALUNOS DA CIOR CONQUISTAM 2º LUGAR COM PROTÓTIPO DE CARRO SOLAR

Alunos do curso técnico de energias renováveis, turma ER9, da Escola Profissional CIOR participaram, no passado sábado, dia 18, no 9.º Grande Prémio Frei Gil, promovido pelo Instituto de Promoção Social de Bustos, em Oliveira do Bairro.

Com um protótipo de um carro solar, após verificações técnicas e renhidas provas de seleção, os alunos da CIOR conquistaram o 2º lugar do pódio.

Manuel Vieira, diretor de curso, para além de reconhecer a importância deste evento na “divulgação e promoção das energias renováveis e sustentabilidade” realçou “o empenho e dedicação” dos seus alunos, vincando que estas iniciativas pela sua natureza e diversidade de instituições participantes são “ momentos propícios para a aplicação de conhecimentos e aptidões técnicas e científicas dos jovens formando, inovação, criatividade e empreendedorismo”. 

Fomos para fora ... cá dentro

PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA CIOR ORGANIZAM CAMINHADA

Membros da direção, professores e funcionários da Escola Profissional CIOR realizaram no passado sábado, dia 18, uma caminhada pelos trilhos e sítios envolventes da Barragem da Queimadela, em Fafe.

Para além de momentos de convívio e de confraternização, esta jornada serviu também para "fortalecer o espírito de pertença e o sentido de identidade de todos com a CIOR”, referiu Amadeu Dinis, diretor da Escola.

Ao meio dia, num bom almoço, apreciou-se a gastronomia da região.

FORMAÇÃO EM CONTEXTO REAL DE TRABALHO

CIOR COLOCA 100 ALUNOS DOS CURSOS VOCACIONAIS EM PRÁTICA SIMULADA

Cem alunos que frequentam os diferentes cursos vocacionais da Escola Profissional CIOR estão a realizar, desde a passada segunda feira, e até ao próximo dia 19 de julho, um período de prática simulada em diferentes instituições e empresas do município.

Com efeito, os alunos das turmas dos cursos do ensino básico de Animação, Teatro e Serviço de Mesa; Tecnologias, Turismo e Ação Social/Geriatria; Novas Tecnologias, Metalomecânica e Mecatrónica Automóvel; Novas Tecnologias, Metalomecânica e Eletrónica/Eletricidade e Novas Tecnologias, Animação e Empregado de Mesa, através de protocolos celebrados entre a Escola e algumas dezenas de empresas, organizações e associações irão ter “um momento e uma oportunidade para colocarem em prática conhecimentos e aptidões adquiridas, bem como revelarem atitudes, comportamento e interesses despertadores de possíveis percursos profissionais ou de prosseguimento de estudos em diferentes contextos laborais” assegurou Arcélio Sampaio, coordenador dos referidos cursos.

Tendo em conta a natureza e especificidade dos diferentes cursos, os alunos irão realizar os estágios em instituições como Mais Plural, Engenho, Centros Sociais de Ribeirão, Brufe e Calendário, Fundação Cupertino de Miranda, Casa Museu de Camilo, Museu Bernardino Machado, e empresas como Carclasse, Autobandeirinha, Fábrica Metalúrgica da Gandra, Louropel, Carpneu, A Elétrica, Partteam, CEVE - Cooperativa Elétrica de Vale d'Este, Pasec, entre outras reputadas empresas e instituições.

Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23] [24] [25] [26] | Próxima

Videos

Galeria

:: CIOR::
Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] | Próxima