cior
///

Menu

App Android

A CIOR no teu smartphone ou tablet android.

Untitled Document

Notícias

:: CIOR::

O Dia de S. Valentim

Como surgiu o dia de S. Valentim? Há várias teorias relativas à origem deste dia.

Uma das lendas refere que um sacerdote chamado Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte por celebrar o casamento de muitos casais, o que era proibido pelo imperador Romano Claudius II, que queria angariar mais soldados para as frentes de batalha. Na prisão teria deixado um bilhete de despedida à filha do carcereiro, cujo título era “DO TEU VALENTIM”.

Valentim foi morto no dia 14 de fevereiro de 269 d.C.

A partir desta lenda, ao longo do tempo passou a ser tradição a troca de bilhetes entre apaixonados. O culto a S. Valentim percorreu a Europa, cruzou o Atlântico e chegou aos Estados Unidos.

Na CIOR, foi criado o Correio do Amor. Enviem mensagens para os vossos apaixonados. Certamente, haverá revelações, emoções e muitas paixões…

Estágios


Alunos finalistas das turmas EL19 e IE14 da CIOR realizam estágio, através do Projeto Erasmus+, durante 8 semanas em Caen, França.

A Escola Profissional CIOR participou no Fórum dos Media2015

O Fórum dos Media2015 foi uma iniciativa promovida pela Rádio Digital que consiste na idealização de um programa de rádio com a duração de 45 minutos e ainda uma entrevista a uma personalidade para a Famatv. Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer aos jovens o mundo da comunicação social.

Os alunos Marco Ribeiro da turma MA4, André Silva da turma ER8, Daniel Castro da turma IE14 e as alunas Joana Vilaça e Patrícia Oliveira da turma ASC11 representaram a nossa escola.

Parabéns a todos os que participaram nesta iniciativa… 

NUM ENCONTRO INTERNACIONAL NA BULGÁRIA

ALUNOS DA CIOR APRESENTAM PROJETO SOBRE A IMPORTÂNCIA E A GESTÃO DA ÁGUA

No âmbito do programa europeu Comenius, realizou-se na Bulgária, de 11 a 16 de janeiro, mais um encontro do projeto “Water, Every Drop Counts”. A escola profissional CIOR esteve representada por dois alunos e dois professores que viajaram até Sofia, a capital do país. Neste encontro estiveram presentes representantes de escolas da Grécia, Turquia, Roménia, Espanha, Croácia e da Bulgária, país acolhedor deste encontro. 

Todas as escolas dos diferentes países apresentaram um projeto já realizado ou ainda a realizar, relevando a importância da água, os seus diferentes usos e formas corretas e sustentáveis para a sua gestão, nomeadamente na região mediterrânea. A Escola Profissional Cior apresentou um projeto sobre o tratamento de águas, onde abordaram aspetos sobre as estações de tratamento de águas, purificação artesanal e industrial. 

No decorrer deste encontro os participantes tiveram ainda a oportunidade de efetuarem visitas de estudo a várias cidades búlgaras onde apreciaram aspetos ligados à história, património e cultura deste país.

Amadeu Dinis, diretor da escola, que participou neste encontro, destacou a importância destes projetos e encontros, pois para além de permitirem a troca de ideias, experiências, metodologias e boas práticas através da mobilidade de alunos e professores, são também um meio privilegiado para prática da cidadania europeia nas suas diferentes dimensões, possibilitando ainda o conhecimento de diferentes realidades e a abertura de novos horizontes aos participantes e à escola.


Alunos formados na CIOR realizam estágios de longa duração em várias empresas da Europa

Ainda há 3 vagas.

No âmbito do programa Erasmus +, e enquadrado na política de mobilidade no espaço europeu, jovens que concluíram recentemente os seus cursos na Escola Profissional CIOR estão a realizar estágios de longa duração, seis meses, em empresas de referência de vários países europeus.

A meados deste mês, três jovens recém-formados do curso de Mecatrónica Automóvel iniciaram os seus estágios na cidade de Vicenza, na Itália, e dois do curso de Energias Renováveis na cidade de Mosta, em Malta, deslocando-se muito, em breve, duas jovens diplomadas do curso de Higiene e Segurança no Trabalho, para Sevilha, em Espanha.

Numa lógica de abertura da escola à comunidade, a CIOR disponibiliza três vagas, deste programa de estágios, a jovens famalicenses recém-formados em qualquer área de formação que mostrem interesse na realização dos referidos estágios, a realizar na Áustria, dois, e um em Espanha. Para o efeito, os interessados deverão contactar até ao dia dois de fevereiro o Gabinete de Projetos da Escola Profissional CIOR a fim de se inscreverem e apresentarem uma carta de motivação e interesse.

Os jovens que frequentam estes estágios não têm qualquer tipo de encargos financeiros, beneficiando ainda de uma bolsa de formação e de um certificado atribuído pelo Europass.

Para Amadeu Dinis, a Escola Profissional CIOR, através de programas desta natureza tem possibilitado, ao longo dos anos, a mobilidade a centenas de alunos, professores e técnicos da escola no espaço europeu, acrescentando que, neste caso concreto, estes estágios pela sua duração e especificidade são uma oportunidade única para que os jovens recém-formados possam aplicar e desenvolver os seus conhecimentos e aptidões científicas e tecnológicas em contextos laborais e empresariais diversificados, em vários países europeus. 

Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23] [24] [25] [26] [27] [28] | Próxima

Videos

Galeria

:: CIOR::
Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] | Próxima