cior
/

Menu

App Android

A CIOR no teu smartphone ou tablet android.

Untitled Document

Notícias

:: CIOR::

Cior promove formação profissional na área da Mecânica Automóvel

COM  AÇÕES DE CURTA DURAÇÃO E  EM REGIME PÓS LABORAL

A formação profissional em diferentes áreas da mecânica automóvel é uma nova oferta da Escola Profissional Cior destinada a jovens, ativos empregados e desempregados ligados a este setor de atividade com presença significativa no município e na região. Estas ações de formação, com objetivos e conteúdos bem definidos e estruturados,  têm duração de vinte e cinco a trintas horas e custos acessíveis para os destinatários que variam entre os  sessenta e os cento e vinte euros.

Lançamento do Manual para Iniciantes em Empoderamento e Participação Juvenil na CIOR

No dia 29 de junho, realizou-se uma conferência de imprensa na Escola Profissional CIOR que contou com a presença da Dr.ª Rosa Vilarinho, representante da E.P. CIOR, Dr.ª Mariana da YUPI, Dr. Leonel Rocha, vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, comunidade escolar e imprensa local. Esta conferência teve como objetivo lançar um manual de empoderamento de jovens, dirigido a educadores, resultante do projeto internacional EYERP. Este projeto foi implementado na nossa escola com a turma MA4, com o intuito de desenvolver competências de participação ativa nos jovens.

O Manual resulta de um projeto que teve início em abril de 2013 e que pretende contribuir para que os educadores e professores (nos 4 países envolvidos) possam conhecer e aplicar novos métodos para a participação dos jovens, devidamente descritos, validados e aplicados pela YUPI e parceiros internacionais (e supervisionados pela Universidade de Erfurt, Alemanha).

O Manual será distribuído por todas as escolas e organizações interessadas, com o apoio do Pelouro da Educação, para assim, coletivamente, transformarmos as escolas num espaço cada vez mais humanizado, individualizado e preocupada com a educação integral dos jovens.

Alunos e Professores da Cior em Barcelona

PARA CONHECER DIFERENTES REALIDADES FORMATIVAS E PROFISSIONAIS

Seis alunos do 10º ano do curso de Eletrónica, Automação e Comando, da Escola Profissional Cior, acompanhados de dois professores, encontram-se em Barcelona, de 2 a 9 deste mês, através de um intercâmbio proporcionado pelo programa Erasmus+.

Durante uma semana alunos e professores terão a oportunidade de conhecerem a realidade do ensino profissional na Catalunha, metodologias de trabalho, processos relacionados com a realização de estágios e formação em contexto de trabalho, visitas a empresas do ramo de formação e a centros de investigação.

“Estes intercâmbios, bem como visitas de estudo e estágios realizados em diferentes países da Europa são de extrema importância para a escola, alunos, professores e colaboradores” assegurou o diretor pedagógico, José Paiva, argumentando ainda que estes projetos, iniciativas e dinâmicas possibilitam a todos “ novos e diferentes olhares sobre o processo educativo e formativo nas suas diferentes dimensões, metodologias, saberes e práticas fundamentais para a construção do perfil profissional e cívico que pretendemos para os nossos formandos”.

CIOR vence Prova de Obstáculos na Descida Mais Louca de Vila Nova de Famalicão

A Escola Profissional participou com quatro equipas na terceira Edição da Descida Mais Louca de Vila Nova de Famalicão. Evento organizado pela Associação Recreativa e Cultural de Antas, no passado dia 10 de junho.

As equipas presentes foram os “Parafusos”, com uma viatura em que se usaram na montagem, quase exclusivamente ligações por parafuso, sendo a sua decoração baseada no desenho dos mesmos; os “Terroristas”, com um antigo veículo ligeiro com motor de mota, decorado com pinturas alusivas ao terrorismo; uma viatura na divisão dos Trikes, com construção completamente artesanal, utilizando a parte da frente do quadro de uma bicicleta antiga e uma estrutura base construída na escola; e os “Recicladores de Placas Electrónicas”, com uma viatura decorada com placas electrónicas já obsoletas.

As três primeiras equipas foram constituídas por alunos do curso de Mecatrónica Automóvel, sendo a quarta equipa composta por elementos do curso de Electrónica, Automação e Comando. A participação da escola na Prova ficou marcada pelo sucesso da equipa “Terroristas”, dos alunos João Pedro Santos e Paulo Ferreira, da turma MA5, que conseguiram o primeiro lugar da geral na categoria “Pista de Obstáculos”, inovação introduzida pela ARCA na prova deste ano.

PROJETO GRUNDTVIG "JOBS ON TRIAL"

Escola Profissional CIOR FINALIZA PROJETO GRUNDTVIG “JOBS ON TRIAL” EM FRANÇA

A Escola Profissional CIOR participou, entre os dias 3 e 6 de junho, no último encontro do projeto Grundtvig – “Jobs on Trial” que se realizou em França, na região da Normandia. A comitiva da CIOR, composta por 2 professores e 3 alunos, apresentou o trabalho final no festival de vídeos que teve lugar no dia 4 de junho, juntamente com outras Escolas e Entidades da Alemanha, da Polónia, da Escócia, da França, da Itália e da Turquia. O vídeo apresentado pela Delegação da CIOR pretendia evidenciar e dignificar as profissões na área da mecânica automóvel. Pelo trabalho desenvolvido, ao vídeo foi atribuído o prémio vencedor do festival na categoria “Igualdade de Oportunidades”. O projeto finaliza assim da melhor forma, com a adaptação de uma ferramenta útil na área da orientação vocacional de jovens e adultos, que continuará a ser disseminada entre os parceiros locais e nacionais, nomeadamente no Seminário “Educação – Boas práticas no contexto Europeu” que a CIOR está a preparar para o mês de julho e que reunirá profissionais das Escolas Secundárias e Profissionais de todo o País. 

Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23] [24] [25] [26] [27] [28] [29] [30] | Próxima

Videos

Galeria

:: CIOR::
Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] | Próxima