cior
///

Menu

App Android

A CIOR no teu smartphone ou tablet android.

Untitled Document

Notícias

:: CIOR::

CIOR vence Prova de Obstáculos na Descida Mais Louca de Vila Nova de Famalicão

A Escola Profissional participou com quatro equipas na terceira Edição da Descida Mais Louca de Vila Nova de Famalicão. Evento organizado pela Associação Recreativa e Cultural de Antas, no passado dia 10 de junho.

As equipas presentes foram os “Parafusos”, com uma viatura em que se usaram na montagem, quase exclusivamente ligações por parafuso, sendo a sua decoração baseada no desenho dos mesmos; os “Terroristas”, com um antigo veículo ligeiro com motor de mota, decorado com pinturas alusivas ao terrorismo; uma viatura na divisão dos Trikes, com construção completamente artesanal, utilizando a parte da frente do quadro de uma bicicleta antiga e uma estrutura base construída na escola; e os “Recicladores de Placas Electrónicas”, com uma viatura decorada com placas electrónicas já obsoletas.

As três primeiras equipas foram constituídas por alunos do curso de Mecatrónica Automóvel, sendo a quarta equipa composta por elementos do curso de Electrónica, Automação e Comando. A participação da escola na Prova ficou marcada pelo sucesso da equipa “Terroristas”, dos alunos João Pedro Santos e Paulo Ferreira, da turma MA5, que conseguiram o primeiro lugar da geral na categoria “Pista de Obstáculos”, inovação introduzida pela ARCA na prova deste ano.

PROJETO GRUNDTVIG "JOBS ON TRIAL"

Escola Profissional CIOR FINALIZA PROJETO GRUNDTVIG “JOBS ON TRIAL” EM FRANÇA

A Escola Profissional CIOR participou, entre os dias 3 e 6 de junho, no último encontro do projeto Grundtvig – “Jobs on Trial” que se realizou em França, na região da Normandia. A comitiva da CIOR, composta por 2 professores e 3 alunos, apresentou o trabalho final no festival de vídeos que teve lugar no dia 4 de junho, juntamente com outras Escolas e Entidades da Alemanha, da Polónia, da Escócia, da França, da Itália e da Turquia. O vídeo apresentado pela Delegação da CIOR pretendia evidenciar e dignificar as profissões na área da mecânica automóvel. Pelo trabalho desenvolvido, ao vídeo foi atribuído o prémio vencedor do festival na categoria “Igualdade de Oportunidades”. O projeto finaliza assim da melhor forma, com a adaptação de uma ferramenta útil na área da orientação vocacional de jovens e adultos, que continuará a ser disseminada entre os parceiros locais e nacionais, nomeadamente no Seminário “Educação – Boas práticas no contexto Europeu” que a CIOR está a preparar para o mês de julho e que reunirá profissionais das Escolas Secundárias e Profissionais de todo o País. 

Equipa Cior TTeam 2k15

Vencedora do Prémio de Pesquisa e Desenvolvimento

A equipa Cior TTeam 2k15 viu reconhecido todo o seu trabalho, pois foi a brilhante vencedora do Prémio de Pesquisa e Desenvolvimento, graças à análise detalhada e ensaios de resistência a todos os componentes do carro, com especial incidência no estudo de tensões e flecha máxima do sistema de reboque da viatura!

Este concurso, criado pela Jaguar/Land Rover, consiste na construção e desenvolvimento de um modelo rádio controlado, de quatro rodas motrizes, conforme as especificações técnicas dadas, tendo de ser capaz de ultrapassar uma pista de obstáculos construída para o efeito, sendo este o primeiro ano em que haverá apuramento de uma equipa para representar Portugal na Final Mundial da competição, a realizar muito em breve na Inglaterra.

Toda a equipa ficou bastante satisfeita e entusiasmada com a participação, ficando desde já registada a vontade de voltar a participar em 2016, para tentar chegar ao título Nacional, de modo a representar Portugal na Final Mundial da competição!

+ Ler mais 

Para o próximo ano letivo

CIOR APRESENTA OFERTA FORMATIVA DIVERSIFICADA

A Escola Profissional Cior apresentará no próximo ano letivo uma oferta formativa e educativa diversificada e ajustada às necessidades do tecido económico, social e empresarial do município e da região, bem como aos interesses dos alunos, encarregados de educação e diferentes públicos específicos.

Pra além dos habituais cursos de nível IV como Técnico de Energias Renováveis; Técnico de Instalações Elétricas; Técnico de Eletrónica Automação e Comando; Técnico de Mecatrónica Automóvel; Técnico de Programação e de Maquinação e Animador Sociocultural, funcionarão também outras modalidades de formação como Cursos Vocacionais e Cursos de Educação e Formação de Adultos.

Os diferentes Cursos Vocacionais contemplam várias áreas técnicas, têm diferente duração e estão orientados para alunos que pretendam concluir o 6º ou o 9º ano. José Paiva, diretor pedagógico da escola, reconhece que estes cursos procuram criar uma via alternativa e mais adequada às necessidades dos alunos, do 2º e 3º ciclos, através de um ensino mais prático e técnico, acrescentado que se trata de uma modalidade de ensino experimental, em três áreas técnicas distintas, com diferentes ferramentas, em oficina e formações práticas, permitindo aos alunos fazer uma orientação e/ou opção escolar e profissional, mais consciente e assertiva.

Paralelamente a Cior, aproveitando ainda a sua capacidade instalada e indo ao encontro dos interesses de adultos empregados e desempregados irá oferecer vários cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), no sentido de (re)qualificar e capacitar os recursos humanos.

Para o mesmo responsável pela Escola, a Cior tem apresentado elevadas taxas de empregabilidade dos seus formandos, resultado de uma sólida e especializada formação científica, técnica e tecnológica, associada a uma forte ligação da Escola às empresas e ao tecido produtivo. 

No próximo fim-de-semana (16 e 17/05)

Alunos da Cior promovem momentos de animação Medieval

Alunos do curso de Animação Sociocultural da Escola Profissional Cior irão levar a efeito, no próximo sábado e domingo, no parque de estacionamento da superfície comercial E. Leclerc, uma série de momentos de animação medieval abertos à população. Durante estes dois dias, estão programas várias atividades como danças medievais, luta de varapaus, desfile de personagens da época e vários jogos. 

Esta iniciativa será uma espécie de anúncio público junto da comunidade famalicense para o grande acontecimento histórico, cultural, recreativo e social traduzido na VIII edição da Feira Medieval/Quinhentista que será realizada de 25 a 28 de junho no centro da cidade. 

Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23] [24] [25] [26] | Próxima

Videos

Galeria

:: CIOR::
Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] | Próxima