cior
///

Menu

App Android

A CIOR no teu smartphone ou tablet android.

Untitled Document

Notícias

:: CIOR::

CASA DAS ARTES

No seguimento da colaboração entre a nossa Escola e a Câmara Municipal de V. Nova de Famalicão, no âmbito do projeto de intervenção integrado no programa “Crescer a Brincar – Investir nas Gerações”, a turma de Animação Sociocultural do 10º ano (ASC14) apresentou, no dia 06 de abril, uma peça de teatro, na Casa das Artes, integrada na VII Mostra de Teatro Escolar de Famalicão.

NO MAIOR FLUXO DE MOBILIDADE DA ESCOLA

 

CIOR COLOCA 42 ALUNOS A REALIZAREM ESTÁGIOS EM VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA

Quatro grupos envolvendo um total de 42 alunos acompanhados por 6 professores encontram-se a realizar estágios em prestigiadas empresas de vários países da Europa, naquele que é considerado o maior fluxo de mobilidade da história da Escola Profissional CIOR.

Com efeito, 10 formandos encontram-se na cidade de Pori, na Finlândia; 20 em Leipzig, na Alemanha; 6 na cidade de Vicenza, na Itália e 6 em Espanha, na cidade de Málaga.

Nestes estágios, de curta e média duração, estão envolvidos formandos dos cursos de instalações elétricas, eletrónica, automação e comando, energias renováveis e mecatrónica automóvel.

Realizados e enquadrados no âmbito do programa Erasmus+, estes estágios, para José Paiva, diretor pedagógico da CIOR, são “momentos e vivências extraordinários” para os formandos tomarem conhecimento de “diferentes e novas práticas e metodologias de trabalho” enriquecendo os seus currículos formativos em “contextos laborais, empresariais, sociais e culturais diversos”. Este responsável refere ainda que todo este processo e dinâmica relacionados com a mobilidade para além de todo o seu “ virtuosismo” são, apesar de toda a “nossa experiência”, um grande desafio face à “capacidade logística exigida” dado que, por exemplo, para a grande maioria dos alunos esta é “a primeira oportunidade para se deslocar ao estrageiro e fazer o seu batismo de voo” acrescenta, finalizando que, apesar da distância são “permanentemente acompanhados pelos serviços da escola” e quando chegam “vêm diferentes e com vontade de voltarem”.

 

CIOR ACOLHE ALUNOS ESPANHOIS

Ao mesmo tempo que coloca os seus formandos em vários países da Europa, em diferentes entidades e organizações parceiras, a CIOR também é uma entidade de acolhimento, encontrando-se neste momento 9 jovens espanhóis: cinco raparigas e quatro rapazes a realizarem os seus estágios profissionais em empresas famalicenses, nomeadamente Farmácia Cameira, BlueBox, Élio Amorim e Netcriativa. Esta parceria insere-se no âmbito de um protocolo em vigor entre a escola e o governo da Junta da Galiza.

É de referir que a Escola Profissional CIOR tem previstas para este ano letivo 82 mobilidades, sendo a Escola do município e da região com o maior volume de mobilidade.

Rimini - Itália

CIOR REFORÇA PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA ITÁLIA

 

Uma equipa de trabalho da Escola Profissional CIOR esteve, no decorrer da semana passada, na cidade de Rimini, na Itália, dando seguimento às ações e iniciativas previstas e calendarizadas no projeto Get Professional Skills III, no âmbito do programa Erasmus+, Ação KA1.

“A obtenção, análise e aferição de competências e de perfis profissionais no processo formativo junto de escolas, institutos técnicos e organizações sindicais, foi o grande objetivo desta visita de trabalho” assegurou Rosa Vilarinho, da direção da Escola.

Em linhas gerais, pretendeu-se proceder a “reajustamentos e uniformização de processos”, ao nível de práticas administrativas e pedagógicas, metodologias de trabalho, estruturas curriculares, perfis de formação, práticas formativas e estágios/formação em contexto de trabalho, acrescentou esta responsável pela Escola, que se fez acompanhar por Nilza Jardim, do Gabinete de Projetos, e Alexandra Oliveira e Fernanda Rebelo, colaboradoras dos serviços administrativos.

Roboparty 2016

ALUNOS DA CIOR MARCARAM PRESENÇA NO MAIOR EVENTO DE ROBÓTICA DO PAÍS

 

Duas equipas de alunos do curso de Eletrónica, Automação e Comando da Escola Profissional CIOR participaram no maior evento de Robótica do país, a Roboparty, que decorreu, de quinta a sábado da semana passada, no pavilhão da Universidade do Minho, campus de Azurém, em Guimarães.

José Paiva, diretor pedagógico da CIOR, manifestou o seu agrado com a participação dos alunos da sua escola uma vez que, no decorrer das três provas previstas no evento, conseguiram aplicar de forma “eficaz e criativa conhecimentos e capacidades adquiridas no decorrer de vários contextos de aprendizagem do seus processos formativos” superando os desafios propostos que permitiram testar o desempenho do robô de uma forma autónoma e sem intervenção humana.

Neste evento, que conta já com 10 edições, participaram 144 equipas, cada uma com 4 elementos, envolvendo 700 pessoas, entre participantes e voluntários de diferentes idades, que viveram três dias “non stop” num encontro intergeracional divulgando e partilhando conhecimentos de forma transversal e colaborativa.

DELEGAÇÃO DA CIOR VISITA INSTITUIÇÕES E EMPRESAS NA POLÓNIA

Aspetos relacionados com a obtenção, análise e aferição de competências profissionais no processo formativo junto de escolas e universidades, bem como de empresas, foi o grande objetivo de uma visita de trabalho que uma delegação da Escola Profissional efetuou, durante a passada semana, a Pszczyna, cidade próxima de Katowice, na Polónia.

Para Amadeu Dinis, diretor CIOR, esta visita foi “extremamente importante” uma vez que permitiu ter “conhecimento da organização da formação nas áreas da mecatrónica, metalomecânica e eletrónica”, cursos em funcionamento nesta escola, e “ abrir portas para que os nossos formandos possam realizar estágios em grandes e conceituadas empresas daquela região”.

O diretor da escola vincou também os processos relacionados com a ligação das escolas com a universidade em termos de planeamento da formação e articulação de conteúdos para efeito de prosseguimento de estudos, a par de “metodologias pedagógicas e processos de formação em contexto de trabalho que muito gostaria de ver desenvolvidos no sistema formativo português”.

Para além deste responsável da CIOR, participaram na visita, enquadrada no projeto Get Professional Skills III, no âmbito do programa Erasmus+ Ação KA1, Fernanda David, do serviço de psicologia e orientação vocacional, e Fátima Vieira, do gabinete de projetos comunitários. 

Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23] [24] [25] [26] [27] [28] | Próxima

Videos

Galeria

:: CIOR::
Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] | Próxima