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DELEGAÇÃO DA CIOR VISITA INSTITUIÇÕES E EMPRESAS NA POLÓNIA

Aspetos relacionados com a obtenção, análise e aferição de competências profissionais no processo formativo junto de escolas e universidades, bem como de empresas, foi o grande objetivo de uma visita de trabalho que uma delegação da Escola Profissional efetuou, durante a passada semana, a Pszczyna, cidade próxima de Katowice, na Polónia.

Para Amadeu Dinis, diretor CIOR, esta visita foi “extremamente importante” uma vez que permitiu ter “conhecimento da organização da formação nas áreas da mecatrónica, metalomecânica e eletrónica”, cursos em funcionamento nesta escola, e “ abrir portas para que os nossos formandos possam realizar estágios em grandes e conceituadas empresas daquela região”.

O diretor da escola vincou também os processos relacionados com a ligação das escolas com a universidade em termos de planeamento da formação e articulação de conteúdos para efeito de prosseguimento de estudos, a par de “metodologias pedagógicas e processos de formação em contexto de trabalho que muito gostaria de ver desenvolvidos no sistema formativo português”.

Para além deste responsável da CIOR, participaram na visita, enquadrada no projeto Get Professional Skills III, no âmbito do programa Erasmus+ Ação KA1, Fernanda David, do serviço de psicologia e orientação vocacional, e Fátima Vieira, do gabinete de projetos comunitários. 

AO ABRIGO DO PROGRAMA ERASMUS+

CIOR COLOCA MAIS ALUNOS EM ESTÁGIO

 

Dando continuidade ao seu programa de mobilidade, mais 12 alunos da Escola Profissional CIOR iniciaram os seus estágios em empresas de Espanha e de Malta, durante um período de oito semanas.

“Há oportunidades que não se podem perder e esta é uma delas” afirmou a propósito e no momento de partida um dos formandos, acrescentando que “ é muito importante sermos confrontados com realidades e contextos laborais diferentes que permitam consolidar conhecimentos, capacidades e metodologias adquiridos durante o nosso percurso formativo” desabafando, por fim que, “ depois é sempre bom conhecermos novos e diferentes países, povos e culturas”.

Neste contexto, 6 alunos do curso de Eletrónica, Automação e Comando deslocaram-se para Barcelona, rumando outros tantos, do curso de Instalações Elétricas, para Mosta, em Malta. Durante este período de estágio/formação em contexto de trabalho, os 2 grupos de formandos partilham o mesmo espaço/apartamento para o desenvolvimento de competências transversais, como organização e planeamento, gestão de meios e recursos e fomento do espírito de equipa.

Ambos os fluxos foram acompanhados por um professor durante uma semana para acautelar a integração, visitar as empresas onde os estágios se realizam e assegurar condições de natureza logística e operacional.

PARA INFORMAR E MOBILIZAR

CLDS FAMALICÃO 3G APRESENTA PLANO DE AÇÃO AOS PARCEIROS

A equipa técnica, de natureza multidisciplinar, do Contrato Local de Desenvolvimento Social- CLDS Famalicão 3G, apresentou, no passado dia 1 de fevereiro, nas instalações da Casa do Território, os objetivos e as ações deste projeto aos Presidentes de Junta de Freguesia e Qualificadores das 10 Comissões Sociais Inter-freguesias do concelho.

Em linhas gerais as ações deste projeto, baseadas em metodologias e estratégias específicas, depois de asseguradas as condições relacionadas com a igualdade de oportunidades e igualdade de género, têm como grande desafio promover a inclusão social e combater situações de pobreza extrema.

Nilza Jardim, coordenadora da equipa, garante que no decurso de todo este processo, que se pretende “aberto, participativo e mobilizador, envolvendo e corresponsabilizando todos os parceiros da rede social” para além de se encontrarem meios e soluções que “minimizem e atenuem os problemas” deverá ser desenvolvido, paralelamente, todo um trabalho de “sensibilização e de prevenção”, até porque, acrescenta, “estamos a lidar com problemas extremamente complexos, que, infelizmente, não se podem erradicar com um simples projeto”. Neste contexto, muito em breve, e de acordo com o cronograma do plano de ação, realizar-se-ão encontros descentralizados dos técnicos envolvidos no projeto com as Comissões Sociais Inter-Freguesias no sentido de se articular e potenciar ações e iniciativas previstas nos respetivos planos de atividades ajustados às realidades, problemas e contextos específicos dos territórios de intervenção das diferentes CSIF(s). Tudo feito, com “ numa lógica de parceria, trabalho em rede e com ações focadas em resultados concretos a favor dos que deles efetivamente necessitam, num município que também queremos cada vez mais capacitado ” sublinhou Nilza Jardim.

Educação

O que é que a Cior tem

A Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Famalicão, mais conhecida por Cior, é a escola profissional do concelho que mais alunos atrai, com um total de 360. Com cinco cursos profissionais e cinco cursos vocacionais, esta escola tem uma taxa de empregabilidade superior a 70 por cento, sendo que cerca de 15 por cento dos alunos prosseguem os estudos. Esta quarta-feira, a instituição recebeu o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, no âmbito do périplo de visitas que o autarca está a realizar pelas escolas profissionais do concelho. 

Acompanhado pelo vereador da educação, Leonel Rocha, e guiado pelos diretores da escola, Amadeu Dinis e José Paiva, o presidente da Câmara Municipal visitou as instalações e conversou com alunos e professores, mostrando-se “muito satisfeito” com o ambiente que se vive na Cior.

Os resultados são fruto de “um trabalho diário muito intenso e dinâmico, que desenvolvemos com os alunos”, afirmou o diretor pedagógico, José Paiva. Apesar do elevado número de estudantes, o ambiente que se vive na Cior é quase familiar. “Conhecemos bem os nossos alunos, sabemos das suas mais-valias, mas também das suas dificuldades e nunca desistimos deles”, acrescentou ainda o responsável.De resto, o espírito que se vive na escola ficou bem patente nas palavras de Stoica, de 16 anos, um aluno que falou em nome de todos. “A Cior é uma escola organizada, com profissionais trabalhadores, empenhados e vocacionados para isto”, salientou.Com a maior parte dos alunos a frequentar os cursos de Mecatrónica Automóvel, Metalomecânica e Instalações Elétricas, a Cooperativa de Ensino é procurada por muitos jovens de fora do concelho, sendo a grande maioria do sexo masculino.“Temos muitos jovens que vêm do distrito do Porto e até alguns de Trás-os-Montes, atraídos pelos cursos de mecatrónica, porque é uma área onde não existe muita oferta”, explicou José Paiva.Segundo Amadeu Dinis “são tudo bons rapazes”. Mas há também cada vez mais raparigas na Cior. “Estamos a apostar nos cursos de Animação Sociocultural e outros de forma a cativar as jovens, até porque essa era uma reivindicação dos nossos alunos, a falta de raparigas na instituição”, afirmou José Paiva.Os estágios internacionais são também outro dos pontos fortes da Cior. “Todos os anos, os melhores alunos dos cursos têm a oportunidade de realizar um estágio profissional, formação em contexto de trabalho, em empresas de referência de Espanha e da Alemanha, no âmbito do programa comunitário Erasmus”, explicou Amadeu Dinis, salientando que estes estágios “são uma experiência única e enriquecedora para os alunos se confrontarem com realidades, experiências, metodologias, práticas laborais e dinâmicas empresariais que complementam o seu processo formativo e consolidam o seu perfil profissional”. No final da visita, Paulo Cunha disse estar “seguro e confiante” no trabalho desenvolvido pela Cior, sendo que a instituição é, sem dúvida, “uma mais-valia para o concelho”.

ALUNOS DO CURSO VOCACIONAL DA CIOR SERVEM CEIA DE REIS NA ENGENHO

Um grupo de alunos do Curso Vocacional de Animação, Teatro e Serviço de Mesa, da Escola Profissional CIOR, sob a orientação do formador Couto Faria, organizou e assegurou o serviço de mesa da Ceia de Reis dos colaboradores da Engenho, que se realizou, no passado dia 22 de janeiro, no Centro de Apoio Comunitário daquela Instituição.

Os jovens, apesar de se encontrarem no início do seu ciclo formativo, evidenciaram conhecimentos, capacidades e atitudes que foram reconhecidos e louvados pelas setenta pessoas que participaram na referida Ceia.

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