02 Jul

NA DEFESA DAS PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL

  • gallery
  • gallery

ALUNOS DA CIOR DEMONSTRAM CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E CAPACIDADE EMPREENDEDORA.

Os alunos finalistas dos diferentes cursos profissionais ministrados na Escola Profissional CIOR, de V.N. Famalicão, de acordo com o cronograma escolar, encontram-se, durante este mês, e momento de apresentação e defesa da respetivas PAP(s)- Provas de Aptidão Profissional.

Estas provas, conforme referiu José Paiva, diretor pedagógico da CIOR, são a “última etapa do percurso formativo dos alunos traduzida num projeto transdisciplinar integrador de todos os saberes e capacidades adquiridos e desenvolvidos ao longo dos 3 anos do ciclo de formação”.

Ainda segundo este responsável, trata-se de “um projeto pessoal estruturante do futuro profissional dos jovens formandos centrado em temas e problemas perspetivados, concebidos, programados e executados com metodologias específicas estreitamente ligadas à realidade laboral e ao seu perfil profissional”.

Estas provas finais são apresentadas e defendidas, individualmente ou em equipa,  em contexto de trabalho de ambiente escolar e/ou em contextos de trabalho de ambiente extraescolar, perante um júri  de avaliação constituído pelo diretor pedagógico da escola, que preside, diretor de curso, orientador educativo, professor orientador e acompanhante do projeto, um representante das associações empresariais ou das empresas de setores afins ao curso, um representante das associações sindicais ou profissionais e/ou uma personalidade de reconhecido mérito na respetiva área da formação profissional.

As diferentes provas apresentadas e a defender, nas diferentes áreas de formação, pela sua natureza e alcance,  revelam criatividade, espírito critico, sentido de responsabilidade, inovação e capacidade empreendedora dos alunos finalistas, aspetos que demonstram as suas aptidões e competências para ingressar no mundo do trabalho ou, eventualmente, para prosseguimento dos estudos.

Atualmente, e no próximo ano letivo, são ministrados na CIOR os cursos profissionais de metalomecânica/programação e maquinação em CNC, auxiliar de farmácia; eletrónica, automação e comando; mecatrónica automóvel e animação socio cultural, bem como o curso CEF de cuidador de crianças e jovens.

É de referir que o processo educativo e formativo da CIOR valoriza o trabalho de projeto, a prática colaborativa assente numa aprendizagem multinível, a ligação, através da realização de estágios, com as empresas da região e de países estrangeiros, tendo em vista um perfil esperado de um técnico formado na CIOR que seja competente, criativo, cumpridor e comunicativo, como pessoa e profissional, aspetos que contribuem para as elevadas taxas de empregabilidade registadas pelos técnicos formados neste estabelecimento de ensino.

Início das aulas no 3º Período - Ano Letivo 2020/21

Cursos CEF:

Aulas presenciais/Regresso à escola: dia 06.04.2021, de acordo com o horário

Cursos Profissionais:

Ensino à distância: dia 06.04.2021, de acordo com o horário

Aulas presenciais/Regresso à escola: dia 19.04.2021, de acordo com o horário