18 Mai

Alunos da CIOR concretizam ideias das crianças

Alunos da CIOR concretizam ideias das crianças

ATRAVÉS DO PROJETO “MY MACHINE”

Alunos da Escola Profissional CIOR, de Famalicão, a frequentarem os cursos de Eletrónica, Automação e Comando, Instalações Elétricas e Produção Metalomecânica, deram forma e funcionalidade à “Máquina de Coisas Perdidas, projeto idealizado pelos alunos da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Mões, do Agrupamento de Escolas D. Maria II.

Esta iniciativa, que tem sido promovida pelos Serviços Educativos da Câmara Municipal com a colaboração da Universidade Lusíada, tem-se revelado uma “excelente oportunidade para promover a criatividade e a capacidade de inovação das crianças, orientando a sua atenção e o seu olhar para a resolução de problemas e necessidades no contexto onde se inserem, nas suas comunidades e território”, reconheceu José Paiva, diretor pedagógico da CIOR.

Este é um projeto baseado numa metodologia simples e faseada em 3 etapas: ideia, design e construção do protótipo.

Outro aspeto singular deste projeto, com origem na Bélgica e já implementado em vários países, está no facto de envolver alunos desde o ensino básico ao ensino universitário, permitindo que as crianças concretizem as suas ideias através da construção das suas “máquinas”. Estas são pensadas na fase da “Ideia” para resolverem problemas da Escola recorrendo à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar o mundo, juntando-lhe depois o conhecimento e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e empresas de base tecnológica.

Deixe uma mensagem.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *