17 Set

CIOR acolhe alunos no Parque da Devesa e divulga perfil pessoal e profissional Orientador das Aprendizagens

  • gallery

Depois de uma série de reuniões preparatórias das diferentes estruturas de coordenação pedagógica e equipas educativas, a Escola Profissional CIOR, de V. N. de Famalicão, marcou o início do ano escolar com uma série de iniciativas enquadradas num programa de receção e de boas vindas aos seus novos alunos, que tiveram lugar no Parque da Devesa, durante o dia da passada segunda-feira.

“Pretendemos acolher os nossos novos alunos facilitando, de imediato e num ambiente informal, a sua fácil integração na nossa comunidade escolar, promovendo o bom relacionamento interpessoal entre todos os membros da família CIOR”, justificou o diretor da escola, Amadeu Dinis.

Esta iniciativa serviu ainda para divulgar o perfil pessoal, educativo e profissional que se pretende para alunos da CIOR, “alunos, profissionais e cidadãos competentes, criativos, cumpridores e comunicadores”, conforme referiu, por sua vez, José Paiva, diretor pedagógico deste estabelecimento de ensino.

A cerimónia de boas vindas, que ocorreu a meio da manhã no anfiteatro do parque, contou com a presença do vereador da educação, Leonel Rocha. Durante a tarde, após o almoço e envolvendo todos os alunos da escola, professores e colaboradores, decorreram diversas atividades de natureza cultural, lúdica e recreativa, aproveitando as potencialidades deste espaço de natureza e de lazer, numa dinâmica que teve a colaboração logística dos serviços da Casa da Juventude.

De acordo com a direção da CIOR, durante o primeiro período e destinadas aos novos alunos, nomeadamente aos alunos provenientes de concelhos vizinhos e da região, aproximadamente 20%, estão programadas visitas a vários equipamentos sociais e culturais da cidade e do município. Serão também programadas visitas a “empresas âncora” com quem a escola tenciona manter parcerias estratégicas facilitadoras de aprendizagens e conhecimentos ao nível da realização de estágios e ingresso no mundo laboral.

É de referir que neste ano letivo a CIOR é frequentada por 400 alunos, sendo que 300 frequentam cursos profissionais e 100 os CEF – Cursos de Educação e Formação. Aproximadamente 160 alunos foram matriculados no presente ano letivo. Para além das áreas de formação relacionadas com a animação social, eletrónica, eletricidade, metalomecânica e manutenção industrial, a novidade para este ano é o início do novo curso de Técnico Auxiliar de Farmácia. A CIOR tem ao seu serviço 40 professores e 16 colaboradores.

Deixe uma mensagem.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *