03 Jun

CIOR acolhe representantes de escolas profissionais

Flexibilidade Curricular

Decorreu quinta e sexta-feira da passada semana, na Escola Profissional CIOR, em V. N de Famalicão, uma oficina de reflexão/ação sobre a importância e as formas de gestão do currículo, no âmbito dos processos e dinâmicas de autonomia e flexibilidade curricular preconizados nos decretos-lei 54 e 55/2008.

Para os coordenadores dos cursos profissionais e cursos de educação e formação da CIOR, estas ações são de extrema importância, pois, a natureza, princípios e objetivos dos diplomas em questão “passam a orientar toda a prática educativa e formativa numa escola aberta e inclusiva, que deve ser focada nos resultados esperados tendo sempre em vista o perfil dos alunos no final do ciclo formativo”, conforme assegurou Arcélio Sampaio, coordenador dos cursos do ensino básico da escola. Para o feito, e ainda segundo este responsável, é necessário “encontrar as melhores formas de operacionalização do projeto educativo, planear e gerir o currículo de forma colaborativa e pragmática, refletir, partilhar experiências, encontrar novas ferramentas e saber procurar novos caminhos”, neste que é o “maior desafio que as escolas enfrentam”.

Esta iniciativa, promovida pelo centro de formação da ANESPO – Associação Nacional das Escolas Profissionais, contou com a presença de uma dinamizadora da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional – e de diretores e coordenadores pedagógicos de várias escolas profissionais da região norte.

Deixe uma mensagem.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *